quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Carne Seca


Curiosidades
• O adágio popular “estar por cima da carne-seca” enraizou-se em nossa cultura, significando estar bem de vida, achar-se em situação próspera.

• Junto com o feijão e a farinha, a carne-seca compõe o tripé alimentar da colonização do Brasil. Contudo, na época da colonização a conservação da carne no clima seco do sertão nordestino era um processo que privilegiava a secagem ao sol e ao vento, sem o emprego do sal. Conhecida como carne-de-sol, esta passava por um processo de exposição ao tempo, em finas mantas sobre tiras de couro, exigindo atenção para que o ar penetrasse as fibras por igual, permitindo que, em 3 dias, aproximadamente, a carne estivesse completamente dura e seca, pronta para ser consumida ou armazenada.

• Durante bastante tempo, a paçoca de carne-seca foi a alternativa para a alimentação nos períodos de dificuldades climáticas. Era preparada com a partes fibrosas e enervadas da carne frita em gordura de porco, temperada e misturada à farinha de mandioca e depois socada no pilão de madeira até reduzir-se a pó.

 

Ana Paula Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário