quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Coração da Alcatra



Coração da Alcatra é considerada uma carne nobre, de fibras macias, ideal para bifes. A peça inteira está localizada no traseiro do boi, de onde saem outros cortes igualmente apreciados, como a picanha e a maminha. A carne também faz igual sucesso em assados e cozidos de panela.
Anderson Nascimento
Strogonoff  De Carne 




O strogonoff é uma receita de picadinho carne com molho suculento á base de creme de leite e condimentos preparados como o ketchup e a mostarda.
Delicioso, prático e ao mesmo tempo diversificado, pois você pode variar o tipo de carne quando quiser mudar a receita, o strogonoff é o prato mais cobiçado, pela sua característica e pelo seus temperos.
A receita fica bem saborosa quando preparada tradicionalmente com carnes vermelhas.
O tempo de preparo estimado é de 60 minutos.


Allisson Dos Santos
                       
Patinho

                                      

                             
Fica na divisa entre o coxão-mole, duro e maminha-da-alcatra.

Nem macia e nem dura, é muito usada para carne-moída. Mas também para strogonoff, assada e até mesmo para bifes (mas não recomendo).

                                                   

Caio Ulisses

quarta-feira, 28 de novembro de 2012


Escondidinho de carne de sol


Escondidinho de carne de sol

Carne é uma delícia e há várias maneiras de prepará-la. Mas se tem uma carne típica brasileira  que a maioria do povo aprova é a famosa carne de sol, também conhecida como carne do sertão. 
Essa carne é preparada de modo que ela seque no sol com bastante sal por cima. Ela é muito confundida com a carne seca, mas a diferença é que a carne de sol leva mais sal e apesar de secar no sol o interior dela é bem macio.

A carne de sol pode ser preparada no meio do arroz, com mandioca e também com batatas!

Quer aprender a fazer um escondidinho de carne de sol? Então siga o passo a passo da receita e se delicie!


Ivanice Santos 

xinxim de frango




O Xinxim de galinha é um dos pratos da culinária baiana. Com origens africanas, como o acarajé, ele faz parte do ritual do candomblé e dos orixás.O Xinxim é uma espécie de moqueca de frango aromatizada com camarão seco e dendê.É verdadeiramente um pratos dos deuses!


Laís luz
Sarapatel é uma designação comum de diversas iguarias preparadas com vísceras de porcocabrito ou borrego. Nascido no Alto Alentejo, em Portugal, o sarapatel foi adaptado no Brasil e na culinária indo-portuguesa de GoaDamão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia.







Ana Paula Santana

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Beneficíos do fígado bovino




O fígado bovino fornece uma variedade de benefícios para a saúde em formas que podem ser facilmente absorvidas pelo corpo. O fígado contém também um nível maior de colesterol do que outros alimentos, de forma que deve ser consumido com moderação. Devido às suas propriedades nutritivas, o fígado deve ser incorporado a uma dieta saudável.
Os principais nutrientes presentes no fígado são:
Vitamina A
O fígado bovino fornece uma forma de vitamina A que é facilmente absorvida pelo corpo e o Office of Dietary Supplements, dos Estados Unidos, informou que uma porção de 3 onças (85 gramas) fornece 545% da quantidade diária recomendada dessa vitamina. A vitamina A tem um importante papel em manter o sistema imune saudável, ajudar os ossos a se manter fortes, garantir o crescimento e divisão celular corretos e proteger a visão.
Uma porção de 68 gramas de fígado bovino cozido contém 21.565 Unidades Internacionais (UI) de vitamina A, o que equivale a 431% da quantidade diária recomendada dessa vitamina em uma dieta de 2.000 calorias. A vitamina A do fígado está na forma de retinol, equivalentes de retinol, beta e alfa caroteno e beta criptoxantina. A maioria da vitamina A está na forma de retinol e equivalentes de retinol, com 6.411 microgramas e 6.429 microgramas, respectivamente. Existem 110 microgramas de beta-caroteno e 7,5 microgramas cada de alfa caroteno e beta criptoxantina.
O Instituto de Medicina dos Estados Unidos recomenda 900 microgramas ou 3.000 UI por dia para homens adultos e adolescentes com idade de 14 anos ou mais e 700 microgramas ou 2.333 UI por dia para mulheres adultas e adolescentes de 14 anos ou mais. Mulheres em lactação precisam consumir aproximadamente 1.300 microgramas de vitamina A por dia ou 4.333 UI. Os adolescentes entre 9 e 13 anos devem consumir 600 microgramas ou 2.000 UI de vitamina A por dia. Crianças e bebês precisam de 300 a 500 microgramas por dia ou aproximadamente 1.000 a 1.600 UI, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland. O limite máximo tolerável de vitamina A é de 10.000 UI por dia.
Vitaminas B
A família das vitaminas do complexo B ajuda o corpo a metabolizar alimentos, manter a pele saudável, ajuda na produção de células vermelhas do sangue, protege o sistema nervoso e ajuda a prevenir alguns defeitos ao nascimento. De acordo com o site Womenshealth.gov, o fígado bovino fornece vitaminas B1, B2, B3, B6, B9 e B12.
Uma porção de 85 gramas de fígado oferece cerca de um terço da vitamina B6 requerida diariamente. Essa vitamina hidrossolúvel, também chamada de piridoxina, trabalha com o corpo para dar suporte ao sistema nervoso, na formação de células vermelhas do sangue, na função hormonal e no desenvolvimento de ácidos nucleicos.
Também conhecida como cobalamina, a vitamina B12 também é encontrada no fígado. O Centro Médico da Universidade de Maryland identifica essa vitamina como essencial para a produção de DNA e RNA. A vitamina B12 também trabalha com outras vitaminas do complexo B para regular os níveis sanguíneos de homocisteína, um aminoácido associado a doenças cardíacas; para metabolizar gorduras e proteínas e para manter pele, cabelos, olhos e o fígado.
Quarenta e três por cento dos requerimentos de ácido fólico (vitamina B9) podem ser obtidos a partir de uma porção de fígado. O Instituto Linus Pauling explica que o ácido fólico é um componente crítico no metabolismo de carboidratos, ácidos nucleicos e aminoácidos.
A riboflavina (vitamina B2) é usada dentro do corpo com outras vitaminas B para converter carboidratos em energia, para a produção de células vermelhas do sangue e para outros processos metabólicos. Mais de 130% dos requerimentos diários de riboflavina estão contidos em uma única porção de fígado.
Mais da metade da quantidade requerida de niacina (vitamina B3) está presente em uma porção de 85 gramas de fígado bovino. A niacina suporta os sistemas digestivo e nervoso, além da pele e, assim como outras vitaminas do complexo B, ajuda a produzir energia para o corpo.
Vitamina D
O fígado bovino é um dos poucos alimentos que é fonte natural de vitamina D, fornecendo 12% da quantidade recomendada diária por porção de 100 gramas. A vitamina D tem um papel importante na saúde dos ossos, no sistema imune e na redução de inflamação nas juntas.
Ferro
A forma mais facilmente absorvida do ferro vem de carnes como carne bovina, peixes e frango. O ferro é crítico para a distribuição de oxigênio através do corpo e a deficiência de ferro, ou anemia, pode causar fadiga, arritmias cardíacas, entre outras coisas. O Centro de Saúde McKinley afirma que o fígado bovino fornece 7,5 miligramas de ferro por porção de 85 gramas, que é a segunda maior fonte de ferro dentre os produtos de carne. Somente o fígado de frango tem mais ferro por porção. A quantidade recomendada de ferro varia de acordo com a idade, a dieta, entre outras coisas. Por exemplo, uma mulher na pré-menopausa requer 18 mg de ferro por dia, enquanto uma mulher vegetariana requer 33 mg de ferro por dia.
Calorias
A universidade de Nebraska informou que 85 gramas de fígado bovino contêm 149 calorias. Isso é um pouco mais do que cortes muito magros de peito de peru ou de frango sem pele, que contêm 105 calorias por porção. Em comparação, a carne escura sem pele do frango e do peru possui 165 calorias por porção de 85 gramas, assim como porções de carne bovina e suína magras. Pessoas que estão em dieta de restrição podem optar pelo fígado bovino, à medida que é um alimento com uma quantidade relativamente baixa de calorias e muito rico em nutrientes.

LAÍS LUZ

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Pernil



O pernil  é a parte mais delgada da perna dos animais, também a parte mais fina da perna de alguns animais, especialmente do porco. O Pernil é considerado no Brasil a coxa de quadrúpede comestível, especialmente a do porco.

Ivanice Santos 
Músculo Do Dianteiro




O músculo do dianteiro é pouquíssimo usado por ser impossível de se mastigar, já o traseiro pode ser dividido em músculo-mole e duro. A diferença é a localização deles, o mole se encontra ligado abaixo do coxão-mole e coxão-duro, atrás do ‘joelho’, já o músculo-duro fica abaixo do patinho, na parte interna na perna do animal.
Não recomendo o uso, só para fazer caldos, como o molho-madeira.

Anderson Nascimento 





Picanha




A Picanha não é mais que um tipo de corte de carne bovina. A picanha "bovina" está localizada na parte traseira do animal, fazendo parte da alcatra e representando aproximadamente 2,5% da carcaça inferior. Ou seja, num boi há pouca carne de Picanha... A coisa boa é que a Picanha pode ser feita assada no espeto, fatiada na grelha, assada no forno.

Ana paula Santana

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Bisteca Ou Chuleta 



Curiosidade:Este é um corte especial de lombo, feito através de secções transversais do músculo com osso sem o filé mignon. É chamado de côte ou côte de boeuf em francês. É uma carne muito saborosa, macia e entremeada de gordura. Fica ótima em bifes e churrascos, preparada na grelha. Pode ser assada no forno (rosbife), sendo salgada somente no momento de levar  ao forno. Procure sempre bisteca com gordura entremeada, pois é muito mais saborosa.

Caio Ulisses


Acem




Descrição:Também conhecido como agulha, lombo de agulha, alcatrinha, lombo de acém, lombinho de acém e tirante. Pode, ainda, ser chamado de aguja (espanhol), basses côtes (francês) ou chuck (inglês). É o maior e mais macio corte do dianteiro do boi, sendo uma carne relativamente magra que deve ser cozida por calor úmido. O acém rende ótimos ensopados, picadinhos, assados, cozidos, carne moída, refogados, bifes de panela, carnes de panela, carnes recheadas ou preparadas com molho. Representa 31,92 % do total.

Alisson Dos Santos

Filé Mignon 




Curiosidades: Também conhecido como filé, pode ainda ser chamado de lomo . É o corte mais macio de carne bovina. Um filet mignon inteiro tem aproximadamente 2 kg. Tem sabor adocicado e menos acentuado que a alcatra e o contrafilé, é suculento e tem pouca gordura. É ideal para bifes, como tournedor, medalhão, escalope, estrogonofe e também para rosbifes, assados, refogados e picadinhos. Fica bem acompanhado de vários tipos de molhos. Para churrasco, pode entrar como um ingrediente do espetinho misto ou xixo, ou preparado em bifes grossos na grelha ou inteiro no espeto.

Ana Paula Santana
Pescoço

Curiosidade:Continuação do peito, tem formação muscular semelhante ao mesmo. Também chamado de cogote . Por ter estrutura muscular semelhante à do peito, pode ser usado nos mesmos tipos de pratos. Necessita de cozimento longo em calor úmido. Pode ser utilizado em sopas, guisados, cozidos, caldos, refogados, ensopados, enrolado com temperos ou assado na panela com molho.

Anderson  Nascimento
Contra  filé




Curiosidade : Também conhecido como lombo, lombo desossado, filé curto, filé de lombo e filé. É chamado de contrafilé pois na carcaça do bovino este corte situa-se ´contra´ o filé mignon, ou seja, estão apenas separados pelas vértebras lombares. Pode ainda ser chamado de bife angosto ou bife de chorizo. É uma carne macia, de sabor acentuado e que por sua camada de gordura na lateral mantém a umidade da carne. Ideal para bifes de chapa, estrogonofe, grelhados, rosbife, medalhões, churrasco, grelha e assados. Deve ser servido mal passado ou ao ponto, e assado em alta temperatura para que não enrijeça. Quando comprar contrafilé, evite os primeiros 6 a 7 centímetros do corte, perto da alcatra, pois neste pedaço há um nervo que atravessa a carne quase paralelamente à gordura, que somente será visível quando se estiver fatiando a carne. Prefira pedaços de contrafilé com gordura uniforme. Antes do preparo, remova o ´nervo´ lateral que segue longitudinalmente na carne, se acaso ainda não tiver sido retirado.

Ivanice Santos

curiosidade

CUPIM

CO cupim é a porção de fibras musculares entremeadas de gordura situadas logo atrás do pescoço de bovinos de raça zebuína ou seus cruzamentos. É também chamado de giba ou mamilo. Tem sabor característico e paladar agradável. Deve sempre ser cozido lentamente. Muito utilizado em churrascos ou na grelha, pode ser assado enrolada em várias camadas de celofane especial para culinária que distribui o calor uniformemente e promove o cozimento da carne em seu próprio suco. Outra forma de preparo é o cozimento em panela de pressão, bem temperado ou apenas com sal refinado, e posteriormente assado no forno enrolada em papel celofane.


Laís Luz

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Costela











Curiosidades:Também conhecida como costela do dianteiro, ripa de costela e assado. É a parte superior da caixa torácica do bovino, tendo ossos maiores e mais largos, e carne um pouco mais seca do que a costela ponta de agulha ou costela minga. Pode ainda ser chamada de asado ou asado de tira (espanhol), plat-de-côtes (francês) ou short ribs (inglês). A costela é o corte com maior variedade de sabores, texturas e aromas. Exige um tempo de cozimento mais longo, para amaciar suas fibras. É utilizada principalmente para churrasco, ou então para o preparo de carne cozida com legumes. As carnes preparadas com osso tem sempre um sabor muito especial.

Ivanice Santos

Carne de coelho e os seus beneficíos

conejo



A carne de coelho pode usá-lo apenas como você usa a galinha, também tem muitos benefícios de saúde. A nutricionista diz Silvia Escobar carne de coelho é uma fonte magra de vitaminas B (como B6 e B12 B3)
  • Também é baixa em colesterol e sódio, que podem ser incluídos nas dietas dos pacientes hipertensos ou para quem estiver fazendo uma dieta para baixar o colesterol.
  • Possui minerais como selênio e potássio, ferro, cálcio.
  • É ideal para crianças, bebês, mulheres grávidas, pessoas com estômagos sensíveis, as pessoas que apreciam o sabor da carne que também traz pouca gordura.
carne de coelho é geralmente um bom preço, 


Laís Luz 

Carne Seca


Curiosidades
• O adágio popular “estar por cima da carne-seca” enraizou-se em nossa cultura, significando estar bem de vida, achar-se em situação próspera.

• Junto com o feijão e a farinha, a carne-seca compõe o tripé alimentar da colonização do Brasil. Contudo, na época da colonização a conservação da carne no clima seco do sertão nordestino era um processo que privilegiava a secagem ao sol e ao vento, sem o emprego do sal. Conhecida como carne-de-sol, esta passava por um processo de exposição ao tempo, em finas mantas sobre tiras de couro, exigindo atenção para que o ar penetrasse as fibras por igual, permitindo que, em 3 dias, aproximadamente, a carne estivesse completamente dura e seca, pronta para ser consumida ou armazenada.

• Durante bastante tempo, a paçoca de carne-seca foi a alternativa para a alimentação nos períodos de dificuldades climáticas. Era preparada com a partes fibrosas e enervadas da carne frita em gordura de porco, temperada e misturada à farinha de mandioca e depois socada no pilão de madeira até reduzir-se a pó.

 

Ana Paula Santana

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Carne de Pato e seus Benefícios

pato a la naranja

Se você adora carne de aves, o pato é uma escolha alta­mente nutri­tiva e saborosa. A carne é uma boa fonte de pro­teína de alta qual­i­dade. Sem a pele, ela tem ainda menos calo­rias do que o frango sem pele.
Uma porção de 100 gra­mas da carne de peito sem pele con­tém 140 calo­rias. A carne tam­bém é uma boa fonte de vit­a­m­i­nas A, B3 e C. Os Min­erais incluem ferro, selênio e cál­cio. Estes nutri­entes podem pro­mover a sua saúde de várias maneiras.

Vit­a­m­ina B3 (Niacina)

A carne de pato é uma exce­lente fonte de niacina, um mem­bro da do grupo de vit­a­m­i­nas B. Uma porção de 100 gra­mas da carne de peito de pato fornece cerca de 50 por cento das neces­si­dades diárias de niacina. Esta vit­a­m­ina desem­penha um papel vital no metab­o­lismo das gor­duras no corpo.
Tam­bém foi provado que a nian­ica tem um efeito redu­tor de coles­terol. A Niacina ajuda a reduzir o coles­terol de baixa den­si­dade (LDL), que quando oxi­dado forma pla­cas nos vasos san­guí­neos. Isso aumenta o risco de doença cardíaca.
Se você quer pro­mover a sua saúde car­dio­vas­cu­lar, o pato é uma boa escolha de carne. A niacina tam­bém suporta proces­sos genéti­cos. Os Com­po­nentes de mate­r­ial genético celu­lar exigem niacina para a sua pro­dução. A ingestão inad­e­quada de Niacina na dieta pode causar danos ao DNA.
A niacina tam­bém ajuda a esta­bi­lizar o açú­car no sangue e reg­ula o metab­o­lismo da insulina. Isso faz com que pato seja um bom item na dieta para diabéticos.

Pro­teí­nas

Elas desem­pen­ham um papel fun­da­men­tal na con­strução de ativi­dades diver­sas no organ­ismo. A for­mação dos teci­dos do corpo,as célu­las, enz­i­mas e hor­mônios todos eles requerem pro­teí­nas.A Reparação da pele dan­i­fi­cada, as mem­branas celu­lares, car­ti­lagem e teci­dos tam­bém é forte­mente depen­dente da disponi­bil­i­dade de proteínas.
As Pro­teí­nas aju­dam a aumen­tar a imu­nidade do corpo. Elas aju­dam na for­mação de cer­tos anti­cor­pos que aju­dam a com­bater infecções. Uma porção de 100 gra­mas de peito de pato fornece 55 por cento das suas neces­si­dades diárias de proteína.

Ferro

O Ferro desem­penha um papel cru­cial na pro­dução de hemo­glo­bina, um com­po­nente básico das célu­las ver­mel­has do sangue. Estas célu­las desem­pen­ham um papel vital na dis­tribuição de oxigênio e nutri­entes por todo o corpo. O Ferro reg­ula inúmeras ativi­dades metabóli­cas e ajuda a reg­u­lar o cresci­mento celu­lar.
Ele tam­bém ajuda na pro­dução de cer­tas enz­i­mas. O Pato é uma exce­lente fonte de ferro e tam­bém ajuda para o cresci­mento de cri­anças, ado­les­centes e inváli­dos. O teor de ferro ajuda o corpo a pro­duzir ener­gia que é necessária para várias atividades.

Selênio

É um dos min­erais exigi­dos pelo organ­ismo. Ape­nas peque­nas quan­ti­dades de min­erais são necessários para man­ter uma boa saúde. O Selênio apoia as activi­dades de muitas enz­i­mas no organ­ismo. Ele tam­bém ajuda a mel­ho­rar a imu­nidade do corpo dev­ido ao seu papel antiox­i­dante.
Junto com out­ros antiox­i­dantes, como vit­a­m­i­nas C e E, o selênio ajuda a pro­te­ger as célu­las dos rad­i­cais livres. Esses com­pos­tos aumen­tam o risco de doenças cardía­cas e câncer. Uma porção de 100 gra­mas de pato fornece cerca de 43 por cento da neces­si­dade diárias de selênio.
Caio Ulisses
Carne De Hambúrguer

 
 O hambúrguer é uma espécie de sanduíche de carne (quase sempre bovina) moída e cozida (frita, grelhada etc). Por ser geralmente servido entre duas metades de pão, formando um sanduíche, é esse, por extensão, o seu significado mais comum. Pode ser acompanhado por condimentos e outros ingredientes também colocados dentro do pão, como cebola, alface, tomate, ketchup, queijo fatiado, bacon etc. O hambúrguer é um sanduíche popular em quase todo o mundo, sendo vendido por grandes franquias multinacionais.

Anderson Nascimento
Carne Moída



Carne moída é um produto largamente utilizado pelos brasileiros com médio a baixo poder aquisitivo, pelo fato de ser barato e de fácil confecção. Geralmente composta de miúdos de suínos, bovinos e aves, a carne é processada ainda na fábrica ou pode ser feita na hora a pedido do cliente, este último com a vantagem para o comprador de saber a procedência da carne e poder escolher os tipos de carne a serem moídas. Com ela se faz tortas, sanduíches, bolos e aperitivos, e para ficarem mais saborosos o tempero da carne entra como segredo de uma boa receita.

Ivanice Santos

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Carne do Sol


CARNE DE SOL

A carne de sol é um prato típico do sertão pernambucano. A carne de boi é salgada e deixada ao sol até atingir o ponto ideal. Na hora do preparo, é necessário deixá-la de molho em água para dessalgar e depois mergulhar no leite por algumas horas para que amacie bem e não endureça. Esta carne é encontrada já pronta nos mercados públicos, feiras e supermercados da região.

Ingredientes:

  • 800g de carne de sol em um único pedaço
  • 1 litro de leite
  • manteiga de garrafa (derretida)
  • 300g de queijo de coalho cortado em fatias bem grossas 


Por : Alisson dos Santos 

sexta-feira, 2 de novembro de 2012


A CARNE BOVINA 



CARACTERÍSTICAS DA CARNE BOVINA
O boi permite 21 tipos de cortes entre os considerados de "primeira" e os de "segunda". 
Essas qualificações são geradas pelos próprios cortes; os valores nutritivos são os mesmos. Sua carne é boa fonte de proteína, fósforo, ferro e de vitaminas do Complexo B. 
A idade do gado abatido influi no sabor e na textura da carne, embora a maciez dependa muito do corte.
A vitela é o boi com menos de 4 meses de idade. Sua carne é mais tenra, de cor clara e pouco gordurosa. Tem as mesmas propriedades nutritivas que a carne de boi, porém é mais fácil de digerir. E como tem menos gordura, é aconselhada nas dietas de emagrecimento.
CUIDADOS NA COMPRA
Consistência firme e compacta
Cor vermelho-brilhante
A gordura deve ser branca ou amarelo-pálida. Se for muito amarela, é sinal que o animal era velho e, portanto, que a carne é dura.
A chamada carne de primeira é retirada de uma parte do animal que é menos exercitada, assim como a de segunda, mais rija, provém das mais exercitadas, tendo uma textura mais desenvolvida; mais forte, portanto, a menos delicada. Ao comprar qualquer um dos tipos, observe se ela está firme e brilhante, com aspecto saudável e levemente úmida. Se tiver gordura, esta deverá ser clara e firme, também. Para evitar desperdícios, calcule sua compra corretamente.
CÁLCULO DE CONSUMO MÉDIO POR PESSOA
Carne sem osso: 180g por pessoa
Carne com osso: 200g por pessoa
Para o churrasco a quantidade aumenta para 500 a 600 gramas se for servida apenas a carne 400 a 500 gramas se for acompanhada por saladas, mandioca, ou outros.
O processo de maturação é que a torna mais macia e tenra.
No mercado existem cortes limpos, embalados a vácuo, e congelados, que podem ser conservados até por 60 dias, sem risco de contaminação. É o tipo chamado de carne resfriada. Às vezes sua cor é escura, o que não significa estrago. 

TIPOS DE CORTES E SEU PREPARO

Para assar

Rosbife, bisteca com osso, miolo de alcatra, picanha, maminha, coxão duro ou mole, lagarto, patinho e ponta-de-costela.
Para refogar ou ensopar
Cupim, acém, bisteca, patinho, fraldinha, capa de filé e filé de costela.
Além dos que servem para refogar, entram rabo, tutano, ponta de agulha, aba de filé, peito e carne moída.
Para fritar ou grelhar
Contrafilé, patinho, coxão mole, alcatra e filé mignon.

Ivanice Santos 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Carne de Avestruz


Saiba Mais Sobre Os Benefícios Da Carne De Avestruz

A carne é muito saborosa, sendo seu sabor muito próximo ao da carne bovina, e levemente adocicada. Sua coloração é vermelha e intensa devido ao alto nível de ferro (Fe) em sua composição, comparativamente, o nível médio deste mineral situa-se entre 260 a 290 mg/100 g de carne de avestruz, enquanto os níveis encontrados em cortes bovinos e na carne de frango são de, respectivamente, 130 a 220 mg/100 g e 10 a 30 mg/100 g.
Benefícios:
Cardíacos – a carne de avestruz possui baixos teores de sódio, além de ser rica em creatina, proteína reguladora do metabolismo energético do coração;
Hipertensos – alimento com alto teor de gorduras insaturadas (ômega 3 e ômega 6), que ajudam a diminuir a concentração de colesterol das artérias;
Obesos – carne com grande quantidade de carnitina, proteína responsável pelo metabolismo intracelular da gordura, que a transforma em energia. Além disso, é um alimento com baixos teores de gordura saturada e colesterol, e ainda tem baixo valor calórico;
Gestantes e Crianças – carne apropriada para dietas de combate à anemia e para a fase de crescimento, devido aos seus altos valores de ferro e índices de cálcio, magnésio e fósforo;
Idosos  – a carne de avestruz é de grande digestibilidade e de fácil mastigação, por possuir baixa quantidade de gordura saturada e colágeno;
Atletas – alimento livre de hormônios de crescimento e antibióticos e de alto valor proteico.

Confira a tabela de comparação com outros tipos de carnes:

Espécie
Calorias (Kcal)
Gordura (%)
Colesterol (mg)
Proteínas (%)
Ferro (mg)
Avestruz
101
1,8
36
19,0
3,2
Frango
190
7,4
89
28,9
1,2
Suíno
212
9,7
86
29,3
1,1
Vitela
196
6,6
118
31,9
1,2
Boi
211
9,3
86
29,9
3,0


Caio Ulisses
Carne De Capivara 

Para quem está acostumado a apenas comer ou ouvir falar de carnes comuns como a carne de porco, de boi, frango e peixe, fica meio intrigado quando se ouve falar no aumento do consumo de carne de capivara. Mas, atualmente, para as pessoas de paladar mais exótico e para os gastrônomos mais excêntricos, a carne de capivara já virou uma excelente opção de escolha. Para nós, acostumados com carnes mais comuns, alguns detalhes tanto no preparo quanto na degustação desse tipo de carne podem ser notados.


Características da Carne de Capivara:

Um dos principais pontos característicos da carne de capivara é que ela já vem sendo elogiada pelo baixo nível de gordura. Não é diferente, que o lombo e o pernil sejam as partes nobres desse animal. Para os adeptos de seu consumo, eles garantem que a carne é muito saborosa, além de muito macia. Apenas para recursos de comparação, há quem diga que a textura da carne de capivara seja parecida com a textura da carne de porco. O sabor também é parecido com os suínos, mas com a diferença de ser muito mais magras.
Ivanice Santos 

Carnes exóticas



Ragu de javali

 O javali, trazido há pouco tempo para o Brasil, tem a carne mais magra e o colesterol mais baixo que a do porco doméstico. “Ela tem sabor exótico e suave. Uma das carnes preferidas das tradicionais cortes européias”, explica Israel. No Brasil, as primeiras criações surgiram na metade dos anos 80 e, desde então, o consumo se popularizou e cresceu. “A carne de javali está virando tradição. As pessoas já conhecem e apreciam”, enfatiza o empresário.

Laís luz